segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O QUE É MÚSICA?

A música é uma linguagem. As suas palavras - os sons - se articulam através de atores os mais diversos. Diferentemente da linguagem verbal - na qual o único protagonista capaz de articular palavras é o homem, a música é falada por um universo maior de seres
O homem fala música. Os animais falam música. Os átomos falam música. A natureza fala música. Os astros falam música. O universo, através dos sons, coloca toda a existência em harmonia com uma linguagem única. As formas refletem musicalidade - como também as cores. Tudo se expressa, de forma não-verbal, de modo a produzir em outros seres algum ritmo, alguma melodia, alguma harmonia.
A música é fundamentel em nossas vidas.
Formalmente, a música é constituída de três elementos fundamentais: o ritmo, a melodia e a harmonia.
EFEITOS SOBRE O CORPO HUMANO
-aumenta o metabolismo;
-aumenta ou diminuia energia muscular;
-altera a pulsação, a pressão sanguínea e a respiração;
-afeta a percepção de outros estímulos.
ESCUTAR É TUDO: É COLOCAR TODO CORPO, A MENTE, O TEMPO DISPONÍVEIS À EXPERIÊNCIA MUSICAL.
CANTAR MÚSICA
A música e a linguagem falada apresentam muitos pontos de semelhança. Isso possibilita o uso das capacidades musicais do indivíduo para o primoramento da sua comunicação verbal. Vencer o vício de uma fala arrastada é possível através de adquirir um ritmo ou modulação na voz - o que se aprende rapidamente, cantando. Cantar pois ajuda, pois, na criação de padrões da fala.
De fato, relembrando, há o caso frequente de pessoas gagas que conseguem cantar normalmente as variações de tons, melodias e ritmos, como que superando as dificuldades da fala.
TOCAR MÚSICA
Vários fatores contribuirão para uma maior ou menor experiência sensorial: técnica, conhecimento musical, treino, habilidade com o instrumento. Esse é o primeiro aspecto.
O segundo é o oposto: tocar para os outros. Doar seus talentos para os outros. è vibrar os instrumentos, as notas, o coração, a platéia.
DANÇAR MÚSICA
Música e dança foram amplamente utilizadas como terapias curativas pelos povos antigos. A música induz e facilita o processo da dança, sendo, para qualquer pessoa, uma verdadeira terapia de libertação. Aprende-se a dominar o próprio corpo; a harmonizá-lo com as vibrações e tempos da música, do ritmo;a sincronizar seus passos com o de um parceiro - ou de um grupo. É uma lição de vida - e uma verdadeira ginástica.
ESCUTAR MÚSICA
Para ouvir, basta o órgão auditivo. Em se tratando de música, vamos nos valer de outro verbo: escutar - pois desejamos dar o sentido de ouvir com os ouvidos mas, perceber com todos os sentidos: isto é escutar música. é apreciar todas as vibrações que acompanham as ondas
sonoras: os instrumentos, as vozes, a platéia, o cantor, os ruídos ao redor.
É UM EXERCÍCIO PARA A SENSIBILIDADE: AJUDA A ADMISTRAR O TEMPO, A ESTAR MAIS ATENTO, A MELHORAR A AUTODISCIPLINA E A EXERCITAR A MEMÓRIA.
ATIVA A CAPACIDADE DE PERCEPÇÃO DO CÉREBRO.
NOS ENSINA A IMPORTÂNCIA DE ENCADEAR AS ATIVIDADES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário