UMA QUESTÃO DE PLANEJAMENTO
"Um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original". (Martinez e Oliveira Lahone,1977)."
O PLANEJAMENTO GARANTE:
- Eficiência, eficácia e efetividade do processo ensino aprendizagem;
- a continuidade do trabalho do professor;
- o cumprimento da programação estabelecida;
- a distribuição racional do tempo disponível;
- a seleção cuidadosa dos objetivos, dos conteúdos, assim como da metodologia, recursos e procedimentos de avaliação;
- o conhecimento por parte dos alunos, das metas do trabalho do professor, deste modo, torna-se participativo entre os interessados: professores e alunos.
Segundo MAGDA SOARES, a criança que domina perfeitamente as regras discursivas na linguagem oral - conta "casos" encadeando orações com unidade temática, coerência, coesão -,
ao chegar à escola passa a conviver com uma linguagem escrita com baixo grau de textualidade: listas artificiais de sentenças, em geral vinculadas a desenho, com falta de unidade temática, de coerência, ausência de marcadores de relações, repetição desnecessária do sujeito... um texto artificial, didaticamente forjado a partir da falsa pressuposição de que o texto para principiantes, para adequar-se a seu nível linguístico, deve "empobrecer-se", reduzir-se ao essencial(Votre,1987). A criança vai, assim, por outro lado, formando um conceito falso de texto escrito, e, por, utilizando, quando tem liberdade para isso , regras discursivas próprias da linguagem oral, já que, na escola, não lhe é dado conhecer as regras discursivas do texto escrito.
É necessário que se avance para além dessa etapa inicial de acesso à língua escrita, alterando-se as condições de leitura e produção de texto na escola, de modo que a criança conviva com as regras discursivas do texto escrito e possa, assim, construir seu conhecimento e fazer uso delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário